Educação musical
Depoimentos
Um encontro pra lá de bonito! Uma possibilidade de reconhecer o que trago, qual a minha história com a rabeca, qual minha bagagem. Poder escutar como canta minha rabeca e poder encontrar outros cantos, outras possibilidades. Me desafiar e poder ousar! Descobri que meu dedinho pode ter função, que os dedos podem pular por várias casas! Percebi que a harmonia está aqui, viva na rabeca. Que as cordas duplas preenchem o espaço e podem ser diversas. Que a teoria musical tem beleza, tem movimento, tem sensação! Tem sido muito gostoso, muito carinhoso. Uma parceria bonita!
Comecei a ter aula com o Rodrigo nunca havido tocado violino nem nenhum instrumento semelhante.Ele tem uma didática que mistura teoria e prática de uma boa forma, nunca ficando na teoria por tempo demais e nunca tocando sem entender o que está acontecendo por trás das notas e intervalos. Ele é uma pessoa do bem e um professor incrivelmente paciente, seguindo o ritmo do próprio aluno e no máximo empurrando-o um pouquinho para que o estudante realize seu potencial. Se você está buscando aprender a tocar um instrumento ou aprofundar-se na teoria e na música popular, recomendo ele fortemente como professor.
Estudar com o Rodrigo Salvador é dar um presente para o próprio ouvido, ele com o olhar atento persegue cada gesto seu com uma escuta acolhedora e potencializa o seu músico interior. Com um ouvido que parece que ele ganhou na loteria, sinto que ele sempre consegue observar os pequenos errinhos que faço na rabeca e pontuar, com isso a evolução é espantosa. Ele também faz questão de pontuar as evoluções de uma maneira que sua auto-estima fica bem fortalecida e empolgada em seguir a caminhada musical. A música é um mergulho na espiritualidade, no sertão da memória e na floresta de nossos sentimentos e a maestra da humildade onde o que dita a seu progresso é a própria dedicação que tu implementa. Mas Rodrigo é esse vaqueiro nesse sertão, esse pajé e esse capoeira, atento, humilde, talentoso e amigo. Na vida passada ele foi violino, na vida presente um devoto dos instrumentos, e nada melhor do que um apaixonado pra te conduzir nessa jornada única com a música.
Sabem aquele camarada que consegue “tirar leite de pedra”?!? Pois é!!! Esse é o Rodrigo Salvador que conseguiu com o seu método, me ensinar a tocar Rabeca aos 56 anos de idade e antes de 1 ano de aulas (1 hora por semana) e estudos em casa, já estava bem desenvolto lendo partituras, tocando por cifra e tirando músicas de ouvido. Conforme fui me dedicando mais aos estudos, ele foi exigindo mais das minhas recém habilidades trazendo músicas com arranjos mais elaborados e desafiadores. Depois disso, posso afirmar que qualquer um é capaz de aprender a tocar com ele.
Rodrigo é um professor ímpar. Lembro-me de que sempre ao chegar em seu laboratório mágico musical me sentia um pirata a desvendar mares desconhecidos. Entender os elementos da composição, explorar sons e instrumentos, materializar uma obra.. são apenas algumas das coisas que carrego comigo dessa experiência imersiva.
Faz 18 anos que ganhei um violão do meu pai, e até então ainda não havia desenvolvido um apreço e uma intimidade com o instrumento. Em poucos meses de aula com o Rodrigo, sinto que estou iniciando uma longa amizade com esse violão, pois as aulas estão sendo bem estimulantes, já que o Rô vai ensinando conceitos de teoria musical ao mesmo tempo em que passa exercícios para gente já sair tocando um pouco. Sempre fico entusiasmado para praticar, de maneira que eu já sinto uma grande evolução mesmo com pouco tempo de estudos.
As aulas com o Rodrigo eram bem especiais. Ao entrar na sala parecia que o caos do mundo de fora tinha passado, ele tem a capacidade de criar um ambiente assim...sereno. É um professor preocupado com técnica e teoria mas tb com um aprendizado que não seja massacrante ou entendiante. E ainda nos colocou para ouvir de música caipira a oriental. Uma riqueza!
As aulas de música essencial com o Rodrigo despertaram uma percepção mais ampla da música, facilitando o processo de aprendizado. Ouvindo vários estilos de música, experimentando vários instrumentos, cantos, vendo vídeos, abri possibilidades e criei espaço interno para experimentar mais , sem medo e ir aprendendo sem tantas cobranças e expectativas. Bem divertido e com resultados bem rápidos. Recomendo muito!